SOBRE

QUEM SOU

Oi! Sou Fabio Miatov.

Um pouco sobre mim...

Foi no ano de 2001 que me graduei pela Universidade Paulista - UNIP - na cidade de São Paulo. A continuidade na área clínica se deu com um curso de Pós-Graduação em Estudos Psicanalíticos em Londres. A vivência analítica e os atendimentos clínicos, no papel de psicólogo e também como analisando, possibilitaram uma relação íntima com aquilo que o trabalho psicoterapêutico seria em meu cotidiano. O palco onde tudo aconteceu, onde eu aconteci, foi a pequena cidade de Cambridge, ao norte de Londres. Lembro-me com muita clareza das idas e vindas daquele trem, saindo às sete da manhã, da pequena estação com séculos de idade. A plataforma ficava tomada pela névoa da manhã que testemunhava meu empenho na jornada do "vir a ser". E esse seria meu objetivo clínico e existencial nos anos posteriores. 

Essa experiência me levou a "viver a psicoterapia" pela maior parte dos quase cinco anos que "estudei, morei e vivi" na Inglaterra. Enveredei-me pelos caminhos da Psicanálise e fiquei fascinado com autores como Winnicott, Klein, Lacan e Jung, para citar somente alguns. Na observação de crianças, do nascimento aos dois anos de idade, aprendi que existe "algo" em nós que busca "vir à superfície" desde sempre e, por isso, a análise e o recontar de nossas histórias abrem novos horizontes, novas configurações deste belo mosaico. É na jornada de nosso herói interior que descobrimos o sentido e adquirimos ainda mais integração de nós mesmos. As sessões ocorriam sempre na companhia dos pais e familiares nas cidades de Cambridge e Londres. Alguns deles se interessaram pela terapia individual e foram eles que me deram ainda mais força para continuar minha própria jornada. 

Continuei meu caminho pela The Tavistock Clinic em Londres, uma referência no universo da Psicanálise. Dos "encontros e desencontros" fui percebendo meu papel para com o outro e, por fim (ou começo de tudo), minha função social. Foram fatores como estes que me fizeram acreditar ainda mais na psicoterapia como ferramenta científica na transformação de vidas, trazendo sorrisos para faces anteriormente áridas.

Minha linha teórica mudou ao longo do tempo, sem jamais deixar de reconhecer a importância dos vários autores que construíram o que hoje chamamos de psicoterapia. Ao longo dos anos, como neófito da filosofia, mitologia e religião, meus supervisores me introduziram à Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e atrás deste conhecimento cheguei ao Instituto Junguiano na Suíça. A análise de sonhos , desenhos e o "mundo paralelo" do psicótico me fascinaram, e desde então caminho entre os símbolos, mitos e segredos do nosso inconsciente coletivo. 

Gostaria que me conhecessem ainda mais. Meu "curriculum vitae" está exposto nas redes sociais como o Facebook (Fabio Miatov), Linkdin (Psicólogo Fabio Miatov) e mecanismos de busca como o Google. Um grande abraço fraterno e até breve.

E continuamos nossa jornada...
FALAR COMIGO

Compartilhar

Viva sua vida, sua trajetória.

Share by: